segunda-feira, 10 de maio de 2010

Gemada com leite e marcela

Você está na rua e quando vê o tempo fecha. Desprevenido você toma aquele banho de chuva...

Aquela situação chata de roupa molhada, gelada e colando no corpo já está te tirando do sério. Tudo o que você quer é chegar em casa, tirar a roupa molhada, tomar um banho quente, colocar um pijama, tomar algo bem quentinho e correr para baixo das cobertas, antes que a gripe chegue.

Nestas horas, uma gemada com leite e marcela (ou macela, os dois nomes estão corretos) cai super bem. Então, vamos lá:

Ingredientes:
  • 300ml de leite
  • 1 gema de ovo
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar
  • um pouco de marcela (isto, aquela plantinha que se colhe na sexta-feira santa e se toma como chá quando se está mal do estômago)
Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a gema de ovo e o açúcar, misture bem e bata, até ficar um creme amarelinho e bem homogêneo (vai parecer sorvete semi derretido).

Ferva o leite junto com a marcela. Depois de fervido, coe o leite e misture com creme de gema com açúcar (aquele que você preparou no início da receita e que parecia sorvete semi derretido).

Agora é só tomar, escovar os dentes e correr para baixo das cobertas.


PS: A quantidade de leite fica ao seu critério. Se quiser a gemada mais forte, diminua a quantidade de leite, se quiser mais fraca, aumente.

17 comentários:

  1. muito bom éra isso que eu estava procurando

    ResponderExcluir
  2. acabei de fazer!! Ótimo para umj dia de chuva e frio!!!

    ResponderExcluir
  3. Fiz pra minha filha de 4 anos... ela adorou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que ela tenha gostado!

      Obrigado pela visita ao blog.

      ^^

      Excluir
  4. Irei fazer agora pra meu esposo!Tá bem gripado!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite sempre tomo ótimo muito bom

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer eu e minha filha estamos bem gripadas

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe sempre faz este chá para jente e ela atém 82 anos

    ResponderExcluir
  8. Que legal... Essa receita minha falecida avó Alice fazia. É uma receita mto antiga, mas eu ainda tomo e é mto bom. 🤗

    ResponderExcluir
  9. Receita ótima ainda mais agora na quarentena qualquer resfriado a gente já pensa ser coronavirus que Deus nos defenda meu esposo tá gripado sempre deu certo minha mãe sempre fez recomendo

    ResponderExcluir
  10. Ótima receita acabei de fazer, uma delícia

    ResponderExcluir
  11. Pra sinusite é bom..? De qualquer vou fazer pra tomar antes de deitar, obrigado ����

    ResponderExcluir
  12. Estou com minha pequena de 4 anos bem geladinha. Já dei alguns remédios de fármacia e outros chazinho caseiros também.
    Porém até agora nada adiantou (apenas amenizou) e então lembrei desse chazinho, que minha mãe vive falando que é bom para gripe e tbm muito gostoso (principalmente para crianças que são mais enjoadinhas para tomar chás, por conta do gosto).
    Mas eu não lembrada como era exatamente todos os ingredientes. Então aqui estou Eu, me juntando para dizer que siiiiim. Foi um ótimo remédio! 👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir